sábado, 11 de setembro de 2010

Sinopse da palestra e livro do Mestre Bobby

Esta pesquisa discute a necessidade de uma política cultural a favor da pluralidade e da diversidade cultural nos espaços escolares; analisa as representações político-culturais da capoeira nos livros didáticos de História de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, adotados nas escolas públicas municipais de Teresina, Piauí. Utiliza as teorias do campo de conhecimento dos Estudos Culturais, que trazem uma relevante contribuição para o estudo das estratégias e políticas da formação de identidade e de representação da cultura dos diferentes grupos sociais e realiza uma análise nos discursos que compõem os textos e imagens dos livros didáticos selecionados para o estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados demonstram que as representações político-culturais da capoeira, nestes livros, são marcadas pelo silenciamento e pelo esquecimento e, quando muito, aparece atrelada à idéia de folguedo ou dança folclórica, descontextualizada e fragmentada de seus valores e fundamentos mais tradicionais. No decorrer do estudo, verificamos que as escolas necessitam promover a construção e implementação de um currículo contextualizado, que resgate e prestigie os valores das culturas dos grupos minoritários, para que possa proporcionar o atendimento integral a todos, independente de raça, cultura ou condição socioeconômica, podendo a capoeira desempenhar papel preponderante neste processo.

Mestre Bobby
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